quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dicas para manter uma Postura Correta

postura corporal


Grande parte das causas de dores nas costas ou problemas de coluna são decorrentes de posturas incorretas. Além de evitar as dores da coluna, a boa postura ajuda a melhorar a circulação, a respiração e até a digestão. Por outro lado, uma postura inadequada, além dos problemas da coluna, pode afetar todos os outros órgãos. Veja as dicas que preparamos para você manter uma postura correta nas atividades normais de seu dia-a-dia:

- A má postura ao andar é a causa de muitas dores; portanto, procure endireitar-se ao andar, mantendo o tronco ereto, os ombros em linha reta e a cabeça erguida.

- Ao subir escadas não se incline muito para frente para não sobrecarregar a coluna.

- Nunca dobre seu corpo à frente sem dobrar os joelhos.

- Procure dormir de lado e com as pernas encolhidas. O travesseiro deve ser da altura do ombro para manter o pescoço paralelo ao leito e, se possível, usar outro travesseiro entre as pernas. Utilize colchões que cedam suavemente ao peso do seu corpo, evite os ortopédicos muito duros e os de espuma, muito moles.

- Ao levantar pesos, aproxime-se do objeto, dobre os joelhos com a coluna reta e a barriga para dentro, peque o objeto e levante-o próximo ao corpo. Caso o objeto seja muito pesado, peça ajuda de outras pessoas. Evite carregar sacolas e bolsas pesadas de um lado só. Distribua sempre o peso.

- Ao sentar-se, encoste-se completamente na cadeira evitando “esparramar-se”. Mantenha a coluna reta e com ângulo de cerca de 90 graus com as coxas. Caso necessário, coloque uma pequena almofada na altura da coluna lombar (meio das costas e embaixo). Prefira esta postura para ler e assistir TV.

- No computador, utilize uma cadeira com apoio lombar e regule a altura do assento de forma que seus pés fiquem apoiados no chão ou num apoio levemente inclinado, com os joelhos fazendo um ângulo de 90 graus. 

- Mantenha a cabeça alinhada com o corpo, os braços num ângulo reto de 90 graus e os punhos retos. A cabeça também deve ficar alinhada com o corpo. Procure levantar e descansar periodicamente, fazendo alguns exercícios de alongamento.

- Ao dirigir use sempre o encosto reto e mantenha os braços flexionados.

- Em tarefas em pé, mantenha a coluna reta e apóie um dos pés alternadamente em um apoio ligeiramente mais elevado.

- Sempre que possível, faça pausas durante a realização das tarefas, alongue e relaxe periodicamente.

- Além disso tudo, procure ter uma vida saudável, alimentando-se adequadamente, incluindo atividades físicas em seu estilo de vida e procurando ajuda profissional sempre que se fizer necessário.

Assine para receber novos artigos

3 comentários:

  1. Excelente postagem meu amor, muitos de nós não damos a devida importância em manter uma postura correta no nosso dia a dia, o que quase sempre acarreta em problemas posteriores. Valeu pelas dicas. Beijos.
    Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dica para ajudar na postura correta
    Use suporte para monitor e apoio para pés: este site tem soluções
    www.suporteparamonitordelcd.com.br
    muito obrigado sucesso !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...