terça-feira, 5 de junho de 2012

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM


alimentação na viagem

Pequenos cuidados com a alimentação que ajudam a aproveitar melhor seus passeios

Viajar é muito bom. Descansar, conhecer novas paisagens, reciclar o conhecimento e, o mais gostoso, explorar os sabores locais. Não importa se você está no Brasil ou no exterior, experimentar comidas típicas e ingredientes regionais deve fazer parte do seu roteiro turístico. 

Mas, para que você não acumule uns quilinhos extras como suvenir, a nutricionista Ana Carolina Leme* explica que o indicado é optar por preparações assadas, grelhadas ou cozidas ao invés de fritas ou elaboradas com grandes quantidades de gorduras. “Na hora da sobremesa, as frutas regionais devem ser a primeira opção. Caso a pessoa queira experimentar doces típicos, ela deve evitar sobremesas muito cremosas, açucaradas e porções muito grandes. Dividir o prato com alguém também é uma boa estratégia”.  

A recomendação de fracionar as refeições também é valida para as viagens. “Realizar três refeições principais por dia, intercaladas por pequenos lanches, fará com que o indivíduo consuma uma menor quantidade de alimentos”, afirma Ana Carolina. “Manter o corpo hidratado também é muito importante e a água é a bebida ideal para essa função. Para variar, as melhores escolhas são os sucos de frutas naturais e a água de coco”. 

Se você vai viajar de avião, é possível prevenir desconfortos causados pela pressurização e mudança de fuso horário. A nutricionista ensina que evitar alimentos fermentativos, como brócolis, couve flor, feijões e bebidas gaseificadas, diminuem o estufamento abdominal. “Outra dica é não expor o organismo a alimentos muito gordurosos, condimentados, apimentados e bebidas alcoólicas. Um cardápio rico em saladas de folhas, preparações grelhadas, frutas in natura e iogurte tornará a viagem ainda mais agradável”. 

O café da manhã de alguns hotéis costuma ser um banquete difícil de resistir. “Diante de tantas opções, é muito importante fazer escolhas inteligentes, ou seja, respeitando os grupos e as porções da Pirâmide dos Alimentos. A sugestão são itens como: pães e cereais integrais, leites semi desnatado (ou desnatado) e frutas regionais. Consuma com moderação: bolos e pães recheados, doces e preparações fritas”. 

Carregue sempre um lanche e uma garrafinha de água na mochila, principalmente se você viaja com crianças e nos passeios muito longos. 

*Ana Carolina Leme é Nutricionista, Mestre e Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...